John Zorn & New Masada Quartet em SP (Sesc Pompéia)

SESC Jazz

Saxofonista John Zorn apresenta nova formação do projeto Masada, com repertório influenciado pelo free jazz e pelo gênero judaico klezmer.

O norte-americano John Zorn nasceu em Nova York numa família judaica, ancestralidade que influencia até hoje seu trabalho. Na infância, já tocava piano, violão e flauta. Na adolescência, tocou baixo numa banda de rock. Dali em diante, dedicou-se ao jazz e ao saxofone, instrumento que começou a estudar aos 16 anos e toca até hoje, aos 66.

O músico trabalhou em centenas de álbuns e construiu um portfólio eclético. Uma de suas bandas, Painkiller (1991 a 2005), tocava jazzcore e era composta pelo baixista Bill Laswell e pelo baterista Mick Harris, oriundo do grupo de death metal Napalm Death. Um dos discos contou com a participação de Mike Patton, do Faith No More, nos vocais.

Já no projeto Masada (1994-2005), cujo nome faz referência a um sítio histórico de Israel, Zorn aplicava arranjos contemporâneos às suas raízes judaicas. O New Masada Quartet, que se apresenta no Sesc Jazz, é uma nova formação para o Masada. Tem influência do free jazz – estilo de origem afro-americano que propõe liberdade total para improvisar – e do klezmer, gênero comumente tocado nas celebrações judaicas.

John Zorn (saxofone)
Julian Lage (guitarra)
Jorge Roeder (contrabaixo)
Kenny Wollesen (bateria)